PERGUNTAS

PERGUNTAS FREQUENTES

Veja abaixo as perguntas mais frequentes feitas pelos nossos clientes

Sim, pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50/2002, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57), LC 147/14 (art. 5-I, IV) e Lei 12.933/08. Clique aqui para tirar esta e outras dúvidas.

Não há graduação em Psicanálise, razão para não haver credenciamento junto ao MEC para nenhum curso. Nosso Curso Livre é amparado pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97. Apenas Institutos e Sociedades psicanalíticas como a Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica, podem formar novos profissionais, baseando-se no tripé psicanalítico: teoria, supervisão e análise.

Não. Com nossa Formação, o profissional estará habilitado como Psicanalista. Você receberá um Certificado de Formação em Psicanálise Clínica pela SBPC, credencial, declaração de filiação e seu nome e número no portal do CBPC. Na SBPC, você estudará a parte teórica, fará suas análises, supervisão e um trabalho de conlusão. Assista todo o vídeo.

Nós últimos a demanda tem crescido muito e a tendência é qua seja cada vez maior a procura.
Existe uma grande demanda por psicanalistas para orientar as pessoas na solução de conflitos existenciais, como ansiedade, depressão, angústia, fobia, obsessão, agressividade. Você poderá atender em consultório, on-line ou atuar em empresas, ensinar, palestrar, escrever enfim. A formação é linda e promissora.

Não. Não há conselho profissional. Apenas de orientação, congraçamento e Net Work. No entanto, nossos alunos recebem filiação gratuita por ano com o nome da SBPC e CBPC, documentação e seu nome no site.Caso deseje estará livre para filiação em outras escolas, embora, normalmente, as pessoas virem para a Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica seja o mais comum.

Sim, inclusive de terceiros e parcelar em 12 X. Após o pagamento imediatamente a plataforma lhe envia email com seu acesso ao curso.

No Brasil e no mundo, a psicanálise é exercidaf livremente. No Brasil, é uma profissão reconhecida enquanto tal, mas não é regulamentada no sentido de não haver autorização de nenhum conselho estadual ou federal.

Com isso, não existem cursos em nível superior reconhecidos pelo MEC que formem psicanalistas.

Desse modo, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), Decreto 2.494/98, Lei Complementar 147/2014 (art. 5-I, IV) e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII, podendo ser exercida em todo o País.

É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário, e porque os grandes nomes da Psicanálise (inclusive seu precursor, Freud) defendiam-na como ciência laica ou leiga, isto é, não amarrada aos cânones da medicina ou da psicologia, o que não impede que grandes médicos e psicólogos tenham-na como uma forma principal ou secundária de procedimento.

Para Freud e muitos autores da Psicanálise, a formação humanista (filosófica, artística, cultural, histórica) e a experiência clínica, associadas ao método psicanalítico, podem contribuir tanto ou mais para a superação das dores do analisando.

Vale dizer que desde o princípio a Psicanálise era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos.

Por isso, restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

De qualquer forma, os grandes autores recomendam uma sólida formação nos conceitos psicanalíticos e um alto nível de responsabilidade para se autorizar Psicanalista.

O Curso de psicanalista é aberto a qualquer pessoa que queira se aprofundar na ciência psicanalítica. Entretanto, com base nas três resposta anteriores, para atuar como Psicanalista, recomenda-se que o aluno seja estudante ou formado em qualquer curso tecnólogo ou de graduação, em qualquer área de formação. Não é preciso ter formação específica em área médica, psicológica ou de saúde. Temos uma modalidade para quem não esteja em nenhuma dessas posições de formação, que é um outro título com a mesma Formação. Entre em contato para receber detalhes.

Sim. Uma das vantagens da Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica, é que ela sempre estará com seus filiados. Ou seja, á sua disposição para lhe orientar na caminhada. Conte conosco.

Sim! Inclusive pelo whatsapp do mesmo.

Completamente? A hormart é uma das mais conhecidas Plataforma usadas no Brasil. E você ainda tem garantia de 7 dias. Se não gostar, pode pedir seu reinbolso.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais

Fechar Menu
Código